quinta-feira, 17 de novembro de 2022

 

Manutenção no Telhado do Condomínio!! De quem é a Responsabilidade?

 

Todo mundo já sabe que a Prevenção Predial é essencial para a vida útil das Edificações! E é essencial a manutenção dos telhados. Calhas, Rufos, Telhas, Mantas, Impermeabilizações, Condutores de Água, etc..! Tudo deve estar funcionando perfeitamente. Senão você corre o grande risco de ter que gastar muito mais no caso de ter que corrigir algum tipo de patologia que a água venha a causar nas edificações!

 

De quem é a responsabilidade da Conservação? 

 

Proprietário da cobertura

 

A responsabilidade pelas obras no telhado será do proprietário da cobertura porque essa área é acessada exclusivamente pelo apartamento do último andar. Se apenas o condômino usufrui dessa área considera-se que essa unidade é privativa. A responsabilidade pela manutenção e pelos danos causados pela ausência de conservação serão do proprietário.

 

Responsabilidade do condomínio

 

Quando o teto da última unidade é formado pela laje, componente do esqueleto do edifício, o telhado é considerado área comum, que é de responsabilidade do condomínio.

 

É de extrema importância que após a Manutenção efetuada pela Empresa de Engenharia Contratada você receba um Relatório da Obra Executada e  ART CREA (“Anotação de Responsabilidade Técnica” do Engenheiro Responsável) para controle e acompanhamento.

 

Abaixo Exemplos de Manutenção de um Telhado em cima de uma laje!


 





 


SEM IMPERMEABILIZAÇÃO



COM IMPERMEABILIZAÇÃO




E COMO ESTÃO AS MANUTENÇÕES NO SEU CONDOMINIO? MANTAS, IMPERMEABILIZAÇÕES, CALHAS, RUFOS??

HÁ QUANTO TEMPO VOCE NÃO FAZ AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS?

 

CONSULTE-NOS!!!

 

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário