terça-feira, 27 de setembro de 2022


     A evolução das tecnologias aplicadas à recuperação e reforços estruturais está associada ao estreitamento das relações entre as indústrias da construção e química.

     Uma das fibras mais utilizadas para reabilitação de estruturas é a de carbono, que se caracteriza pela alta resistência, baixo peso próprio, grande durabilidade e capacidade de assumir formas complexas. 

    Essa técnica começou a ser utilizada em 1998, hoje 80% dos serviços efetuados utilizam esse processo. 

    A aplicação da manta de carbono é rápida e prevê uma camada de preparador de superfície, massa reparadora, epóxi saturante e, finalmente, a fibra de carbono. Os compósitos de fibra de carbono resistem a tensões de tração de até 4.500 MPa (aproximadamente dez vezes mais que o aço de construção), e podem apresentar módulo de elasticidade de 230 GPa. 

    No Brasil, especialmente sob o aspecto da agilidade com que podem ser executados, tendo em vista suas características de “sistema industrializado”, esses materiais começam a visualizar um mercado em expansão. 

    Shopping centers e obras de infraestrutura, como pontes, têm sido os principais “clientes” no país. 

    Quando se reforça uma estrutura de concreto armado com a utilização de sistemas compostos estruturados com fibras de carbono recomenda-se avaliar a resistência ao fogo da estrutura existente segundo os procedimentos normativos correntes. 

    Desde que essa estrutura, ao ser verificada através do critério de resistência reduzida dos materiais, suporte as solicitações das demandas de serviço antecipadas a condição fica atendida.

MBO Engenharia e Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário